Expresso 2222
Um lugar onde milhões de pessoas de todas as cores, credos, nacionalidades e classes sociais se misturam na rua. Todas dançando atrás de um caminhão de som chamado trio elétrico. Fonte inesgotável de cantores que se apresentam cerca de oito horas seguidas por dia. Os mais variados ritmos. Artistas, políticos, empresários, jornalistas e celebridades marcam presença. Todos são bem-vindos. Muita, muita energia e alegria. Como explicar a maior festa popular do mundo? É melhor vir e ver o Carnaval de Salvador.
Ninguém melhor que o consagrado cantor e compositor baiano Gilberto Gil para mostrar. Sempre inquieto e inovador, viu a necessidade em 1999 de reunir a família, amigos e convidados para assistirem aos dias de folia, num lugar seguro e confortável. Ele e sua mulher, a empresária Flora Gil, não sabiam que estavam criando o mais disputado espaço da cidade e colaborando para levar a festa a todos os cantos do mundo. Começava a era dos camarotes nos circuitos do Carnaval. Como não poderia deixar de ser, da música do artista saiu o nome: Expresso 2222.
Desde a primeira versão, que homenageou o bloco preferido de Gil, Filhos de Gandhy, o Camarote Expresso 2222 nunca descuidou do aspecto cultural e intelectual da folia. Começou no tradicional Edifício Oceania, em frente ao Farol da Barra, onde montou uma atmosfera de paz e celebração. E essa fórmula se consolidou ao longo do tempo, mesmo em outros endereços do Circuito Barra-Ondina, escolhendo sempre temas de relevância nacional – dos 500 anos do Brasil e 50 do trio até o Samba (veja a linha do tempo). Fez importantes e fiéis parceiros como Bradesco e Coca-Cola investirem na cidade neste período de grande atenção midiática para expor a sua marca e fazer relacionamento com um seleto grupo de convidados. A família Gil e seus parceiros recepcionam em torno de 800/1000 foliões por noite.
Há 22 anos, o Camarote Expresso 2222 recebe nomes como Margareth Menezes, Daniela Mercury, Ivete Sangalo e Caetano Veloso, responsáveis por projetar a arte baiana seja na Tropicália, seja na explosão do Axé Music durante meados dos anos 80. Mas, durante sua trajetória, difícil achar uma personalidade nacional – da televisão, do cinema, do teatro, da moda, da comunicação, da política, do esporte e da música que não tenha passado por lá. De Ronaldo Fenômeno a Carolina Dieckmann, de Lulu Santos a Luiza Brunet entre muitos outros. E do exterior já atraiu famosos como Bono Vox e a banda U2, Naomi Campbell, Quincy Jones, a Rainha Sílvia da Suécia, Romero Britto, o arcebispo Desmond Tutu, Ziggy Marley, entre outros.
Para receber ilustres e convidados, aposta sempre numa super estrutura e no conforto. Chefs de peso assinam o farto menu, muitos brindes são distribuídos, as bebidas são selecionadas e servidas em abundância. E, a cada ano, se consolida no pioneirismo de lançar moda no circuito Barra-Ondina. Foi o Expresso o primeiro a ter: salão de beleza, maquiagem, massagem, discoteca, DJs, Escola de Samba, conceitos de sustentabilidade (com a aposta na reciclagem e na diminuição de impactos ambientais na sua concepção e produção) e novas tecnologias – Google, YouTube, Facebook e Instagram desde seus primórdios fazem parceria com o Camarote para a cobertura e transmissão ao vivo do Carnaval de Salvador.
Um dos pontos altos entre as novidades apresentadas pelo Camarote Expresso 2222 foi a música ao vivo dentro do espaço, que acabou se transformando na agora já desejada Varanda Elétrica. Todo ano vários artistas se apresentam para o público interno e também para os foliões que passam pela avenida, a famosa “Pipoca”.
Momentos memoráveis e inesquecíveis são protagonizados por Gilberto Gil, que interage com os cantores que desfilam na rua e sempre param para reverenciá-lo. Como bom maestro da folia momesca, ele ainda hoje se divide entre algumas participações em trios, desfiles e o camarote e provou ser o melhor anfitrião do Carnaval da Bahia.
Esse ano de 2020, o Camarote Expresso 2222 vai comemorar seus 22 anos e também o aniversário de 22 anos do Cortejo Afro, Entidade Cultural da Comunidade de Pirajá, criada pelo artista plástico e designer Alberto Pitta, considerado um dos mais criativos da Bahia.
Teremos, então a fantasia onde a soma de 22 + 22 vai ser igual a = 2222.
Um ano – 2020 – onde o Camarote Expresso 2222 também vai ter alegria e diversão em dobro. Prepare-se para a Folia!!